reforma tributaria, reforma, herança, reforma trabalhista, reforma do congresso, governo, reforma do governo, votação da reforma tributaria, reforma tributaria em relaçãoa herança,
Após anos de debates, a reforma tributária brasileira foi aprovada pela Câmara dos Deputados em julho de 2023. O texto ainda precisa ser aprovado pelo Senado, mas, caso isso aconteça, as mudanças na tributação das heranças já começam a valer a partir de janeiro de 2024.
O que não mudou
A reforma tributária não altera o direito à herança, que é garantido pela Constituição Federal. Portanto, os herdeiros legais continuarão a ter direito a receber os bens do falecido.
O que mudou
As principais mudanças na tributação das heranças com a reforma tributária são as seguintes:
Impactos esperados
A reforma tributária deve aumentar a arrecadação do ITCMD em alguns estados. Isso ocorre porque a progressividade do imposto faz com que os herdeiros de grandes fortunas paguem mais imposto.
A reforma também pode incentivar a antecipação de heranças. Isso ocorre porque os herdeiros podem planejar a transmissão dos bens do falecido de forma a pagar menos imposto.
Conclusão
A reforma tributária traz mudanças importantes na tributação das heranças. Essas mudanças devem afetar tanto os herdeiros quanto os estados.